Avançar para o conteúdo principal

DADOS SAÚDE (TURMA 2)


ENVIE SUA CONTRIBUIÇÃO!!!

Comentários

  1. Em se tratando de saúde pública, infelizmente é uma questão de educação e nos concientizar que estamos tratando de algo muito sério pois foi necessário parar o mundo inteiro com uma economia precária por causa da covid ,se pensarmos que a dengue que não é tão letal já tem muitos anos que a saúde luta e não consegue nem se quer controlar pois cada ano aumenta mais o número de casos e até mortes, imaginem só se deixar por conta da população este momento em que estamos passando por esta pandemia infeliz mente o caos seria irreversível. Am
    Amei a palestra muito bem colocado e de fácil entendimento.




    ResponderEliminar
  2. Sou Barbara Maria de Castro Krominski/ Polo UAB Goioere
    Sabemos que já houve algumas pandemias no histórico mundial, no entanto penso que o susto perante a este novo vírus é maior pois mesmo estando em um nível de tecnologia avançada, o mundo encontra dificuldade em encontrar um tratamento especifico bem como uma vacina eficaz para a doença, isso gera um susto e de certa forma um pânico. Percebemos também que a questão da higiene é algo bem relevante para a prevenção, medida esta que também se faz eficaz no combate a dengue, que como vimos na palestra ainda é uma endemia não controlado no nosso país. Seria então o momento de levantarmos uma reflexão para o desenvolvimento individual das pessoas para a busca de um bem comum, logo que endemias como a dengue ja deveria ter sido controlado já que depende de medidas de higiene para que o foco diminui, no entanto isto não acontece. Neste contexto a soma no nosso país de N problemas pode sim gerar um grande colapso, e acredito que para melhorar nosso cenário nacional a conscientização e medidas INDIVIDUAIS seria hoje o melhor caminho. Que possamos pensar no bem comum e pararmos um pouco de achar culpados para tudo, não depende uma só pessoa ou classe e sim de todos nós num todo com praticas individuais que possa ajudar muito no que estamos vivenciando.

    ResponderEliminar
  3. A situação da pandemia é preocupante devido a falta de conscientização de um modo geral, os municípios interioranos não tem a verdeira ciencia da gravidade da situação, mesmo o mundo parando nem todos estão entendendo a situação, esperemos que a divulgação da mídia e a mudança de hábitos de higiene que nem todos possuem, possa ajudar nessa situação que o mundo estar a viver.

    ResponderEliminar
  4. Palestra muito bem esclarecedora ,tanto com a doutora como a Simone ,já tivemos outras pandemias históricas ,mais essa q estamos vivenciando está causando muita comoção no mundo .
    Brasil está tendo vários casos mais estão enfrentando com muito cuidado ,fechando comércio e fazendo o isolamento ,para a economia vai ser péssimo ,mais no momento o importante eu diminuir o número de contaminados e óbitos.
    Priscila aparecida de Assis ,polo de engenheiro Beltrão.

    ResponderEliminar
  5. Estamos passando por um período de adaptação, por isso a importância dessas palestras, algo que fazia parte do nosso cotidiano como o contato físico está restrito como muitas outras coisas que estamos sentindo falta no momento, a palestra veio como um auxiliador informativo em tempos de fake news, as notícias que se espalham sem nenhuma credibilidade são irresponsáveis e desesperadoras, no sentido que disseminam o caos e o terror apenas por likes... Lamentável esta situação, porém temos vídeos como estes para acalmar e orientar a todos sobre oque realmente importa. A VERDADE. Obgd

    ResponderEliminar
  6. Palestra muito bem esclarecedora. Um alerta de que negligênciamos muitas doenças que custam a ser erradicadas

    ResponderEliminar
  7. Palestra excelente e muito esclarecedora neste momento, os coronavírus são a segunda principal causa do resfriado comum e, até as últimas décadas, raramente causavam doenças mais graves em humanos do que o resfriado comum.

    ResponderEliminar
  8. A palestra foi maravilhosa, a questão do Coronavírus foi abordada de forma esclarecedora e de fácil compreensão. Agora nesse momento de pandemia que estamos vivendo podemos observar que ações rápidas podem evitar muito que o vírus se espalhe mais rapidamente e que o isolamento social é necessário neste momento e que cada pessoa faça sua parte e respeite as orientações que a Secretaria de saúde pede.

    ResponderEliminar
  9. Excelente palestra, esclarecedora no momento em que vivemos . Meus parabéns aos colegas pelas perguntas .

    ResponderEliminar
  10. A palestra foi maravilhosa, a questão do Coronavírus foi abordada de forma esclarecedora e de fácil compreensão. Todas pessoas deveriam assitir, pois muitas ainda estão levando na brincadeira...
    Evellin Juliana- Polo UAB Goioerê

    ResponderEliminar
  11. Entendemos que o momento exige cautela e precisamos mais do que nunca nos unirmos em prol do combate a essa pandemia. A história nos apresenta povos que foram devastados por pestes, a saber, a Peste Negra, ainda na Idade Média, porém hoje temos mais recursos e acima de tudo, maiores informações. Parabéns professora pelo brilhantismo na condução do tema. Angelo Ponciano- Engenheiro Beltrão.

    ResponderEliminar
  12. A palestra foi muito esclarecedora ,acho q todas as pessoas deveria assistir para tirar as dúvidas .

    ResponderEliminar
  13. A palestra foi muito boa ,acho q outras pessoas deveria assistir também,pois tem muitas pessoas q estão levando na brincadeira.
    Erica Luzia dos Santos Ferreira - polo UAB Goioere

    ResponderEliminar
  14. Edriane Cristina Lavezzo Dross - Polo UAB Pato Branco - PR

    Ano após ano ouvimos falar dos investimentos que são feitos na saúde, também é sabido que saúde e educação caminham lado lado, então porque é que não são intensificados projetos na questão de educação preventiva. Existem muitos tipos de vírus e esses ainda podem sofrer mutação por azar aumentando esse leque de variedade, o que é mais fácil tratar a população numa pandemia ou investir na questão de higiene, saneamento, informação ainda na base. O q quero dizer é que vírus sempre existiu e vai existir, faz parte da natureza e como bem falado numa das palestras ele sofre mutação para sobreviver, então será que vamos ficar remediando as doenças para sobreviver ou tentar criar hábitos de saúde e higiene? É óbvio que num país como o nosso, onde muitos problemas em função de desigualdade social acontecem compreendo que é um trabalho árduo e dificil, mas aí cabe aos governantes o investimento.

    ResponderEliminar
  15. Deixo aqui o link das medidas de combate ao Covid-19 atualizadas pelo governo no dia 02/04/2020.
    https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/abril/medidas-adotadas-pelo-governo-federal-no-combate-ao-coronavirus-2-de-abril

    ResponderEliminar
  16. Olá, meu nome é Bruna sou do polo de Tamarana Pr. Primeiramente queria parabenizar pela ótima palestra que nos informa os números a nível mundial do covid-19, as orientações sobre como nos prevenir dessa doença e também a importância do isolamento social para impedir a proliferação desta pandemia. Acho que todos já sabemos e estamos bem informados sobre este vírus, cabe a nós fazermos nossa parte e ter consciência de que o isolamento social é para o nosso próprio bem, apesar dos inúmeros obstáculos que a população possa ter por causa dos desempregos, a falta de comida entre outros. Mas penso que se cada um usar a empatia podemos ajudar uns aos outros nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Isso tudo pode servir para que possamos ser pessoas melhores e evoluídas e nos mantermos mais unidos do que nunca, com cada um fazendo sua parte podemos vencer esta doeça.

    ResponderEliminar
  17. A palestra foi excelente, a questão foi esclarecedora e fácil de compreender. Mas infelizmente muitas pessoas não estão dando a real atenção. Como trabalho na área da saúde, ouvimos cada absurdo. O mais preocupante é as questões da realização dos exames, pois aqui só estão sendo em pacientes que dão entrada hospitalar, ai enviados ao Lacen depois de dias chega o resultado.

    ResponderEliminar
  18. Muito bom esta primeira aula, esclareceu muitas dúvidas.
    Nós profissionais da área da saúde estamos o tempo todo correndo risco de ser contaminados, principalmente com esta lentidão nos resultados, estamos em contato com um inimigo invisível e que infelizmente demora de 12 a 14 dias para se manifestar, enfraquecendo a proposta de isolamento social e dificultando a abordagem dos profissionais. Temos ainda o risco de escassez dos EPI's. Diante desta situação, o que fazer?

    ResponderEliminar
  19. Estamos em um período em que é muito importante as pessoas estarem informadas e de maneira correta sobre o que esta acontecendo no mundo, por isso a importância das leituras através da literatura científica, assim como a oferta dessas palestras muito esclarecedoras. E possível perceber a importância de que todos deveriam entender a história mundial sobre endemia e pandemia, deveriam ter esse conhecimento sobre saúde pública e saúde coletiva. A população realmente deveria e deve se conscientizar sobre a prevenção com relação a questões sanitárias, questões de higiene, é necessário mudança de hábitos de cada um.
    Scheyla Tatiana Franke Ueno

    ResponderEliminar
  20. A Palestra nos atualiza quanto à situação atual da Pandemia, embora a estatística esteja sempre mudando. No início foi mostrado um mapa com os países mais afetados pelo coronavírus, a seguir foi apresentado um boletim informativo sobre o referido vírus no estado do Paraná, foi falado sobre as formas de contágio e de prevenção, sintomas e o que fazer caso os mesmos se manifestem. Depois algumas dúvidas dos alunos que postaram no fórum foram respondidas. Enfim, foi muito esclarecedor, esperamos que essa situação se resolva o mais breve possível e possamos sair dessa situação de isolamento.

    Daiane Massucatto - Secretária do Polo de Engenheiro Beltrão

    ResponderEliminar
  21. Ótima palestra, de fácil compreensão e esclarecedora num momento de tantas dúvidas quanto este que estamos passando. Vivendo uma experiência nova, principalmente pelo fato de haver a necessidade do distanciamento social que não estamos acostumados a viver, mas de extrema importância para a não propagação do vírus.
    Angelina Antonia Piva
    Polo de Engenheiro Beltrão

    ResponderEliminar
  22. Foi uma palestra muito enriquecedora que contribuiu para o entendimento deste tema Pandemia do COVID-19 que é atual e pode afetar a todos nós. Esclarecendo dúvidas sobre os sintomas, prevenção e alertando que a melhor forma de nos cuidar é mantendo o distanciamento e os hábitos de higiene.
    Elisangela Regina Diocesano de Castro.
    Polo de Engenheiro Beltrão

    ResponderEliminar
  23. Em estas duas palestras è importante entender o papel da saude coletiva no escenario actual, ver a importancia de um sistema universal em Saúde e aliado aos principais atores dele que São as instituções de vigilancia, entender como fortalecemos os termos esenciais da Saúde coletiva que são a qualidade de vida, a felicidade e a libertade agora más primeramente è importante entender que è o que enfrentamos para ver os nossos desafíosdesafíos, nao è a primera vez que a Humanidades enfrenta uma pandemia, más as particularidades desta são producto de um sistema que nesecita reorganizarse económicamente, social è culturalmente. Já que è visiveil que estamos pasando por uma crisis social, replanteará pelo iso lamento, quem pode ficar em casa? Os determinar es sociais em Saúde são confrontados igualmente as clases sociais, entender a crisis epidemiologíca na frente da atuação rápida, para evitar um sistema de Saúde colapsado, a ampliação dos hospitales, dos instrumentos è insumos, a estructuração do sistema entender como va ser acostumarnos com o virus è quando è momento para o contagio para evitar o colapso. No entendimiento do virus è básico ver Quanto avançamos na prevenção è as mayores dificultades da mesma ver a quem ensinamos, tamben ver um dos aspectos mais particulares desta pandemia que è a infodemia, è todo o movimento das redes sociais o mundo conectado os principais perigos dos fake news. .. São muchos os momentos de reflexao na minha opinão foraminífero muitoo Boas as palestras tiveram o aspecto científico è social em conjunto.

    ResponderEliminar
  24. Acredito que seja necessário esclarecer a população alguns conceitos, a seguir:

    Isolamento - para pessoas que testaram positivo ou que suspeitam ter contraído a doença.

    Quarentena - para pessoas que foram expostas ao vírus e dura por 14 dias. Depois desse período, se não desenvolverem a doença, não precisam continuar em ambientes fechados.

    Distanciamento social - É recomendado a todos. Enquanto se pratica o distanciamento social, é possível sair de casa, desde que se evite aglomerações e mantenha distância de no mínimo um metro de outras pessoas.

    Isolamento social - Neste procedimento, a pessoa fica em casa e pode ter contato com quem mora. É recomendado não encontrar amigos ou familiares externos e restringir saídas somente para o que for essencial.

    Disponível em

    ResponderEliminar
  25. Olá colegas cursistas!

    Agradeço a organização do curso, professora Doutora Simone Martins pela iniciativa em propor esse curso. Tema mais que urgente devido a situação emergencial que vivenciamos atualmente.

    Na primeira palestra temos importantes definições de termos que estão em evidência. Por isso, defini-los nos permite compreender o contexto em que estamos inseridos. A partir dessa definição, Endemia, Epidemia e Pandemia que fazem parte de nosso cotidiano compreendemos o quão delicado é esse tempo desafiador que espalhou-se por todo o mundo. Além disso, o resgate histórico nos faz pensar nas crises que a população mundial já enfrentou, nos coloca a frente da responsabilidade e seriedade que esses períodos de crise devem ser enfrentados.

    A segunda palestra especialmente destinada a discussão sobre o Covid-19, nos trouxe dados atualizados da verdadeira situação em cenário mundial, no que diz respeito aos números de infectados e mortes, por essa nova mutação do vírus corona. Para mais, as informações sobre formas de contágios e as medidas que podemos ter para achatar a curva de infectados em nosso país foram descritas. A participação da médica no final da palestra, viabilizou uma aproximação de todo conhecimento teórico estudado com a experiência de quem está na ativa, linha de frente ao enfrentamento do Corona vírus. As perguntas que ela respondeu eram questionamento que, certamente, muitos de nós tínhamos. Sabemos que por tratar-se de uma situação excepcional e nova, muitos questionamento ainda não possuem uma resposta concisa e absoluta/certa. Contudo, os dados apresentados e estudados permitem que tenhamos conhecimentos basilares sobre o tema tão relevante e pertinente, especialmente em tempos de pandemia.

    Agradeço, mais uma vez, a oportunidade da realização dessa iniciativa.

    Grata pelo conhecimento compartilhado.

    ResponderEliminar
  26. Olá colegas cursistas!

    Agradeço a organização do curso, professora Doutora Simone Martins pela iniciativa em propor esse curso. Tema mais que urgente devido a situação emergencial que vivenciamos atualmente.

    Na primeira palestra temos importantes definições de termos que estão em evidência. Por isso, defini-los nos permite compreender o contexto em que estamos inseridos. A partir dessa definição, Endemia, Epidemia e Pandemia que fazem parte de nosso cotidiano compreendemos o quão delicado é esse tempo desafiador que espalhou-se por todo o mundo. Além disso, o resgate histórico nos faz pensar nas crises que a população mundial já enfrentou, nos coloca a frente da responsabilidade e seriedade que esses períodos de crise devem ser enfrentados.

    A segunda palestra especialmente destinada a discussão sobre o Covid-19, nos trouxe dados atualizados da verdadeira situação em cenário mundial, no que diz respeito aos números de infectados e mortes, por essa nova mutação do vírus corona. Para mais, as informações sobre formas de contágios e as medidas que podemos ter para achatar a curva de infectados em nosso país foram descritas. A participação da médica no final da palestra, viabilizou uma aproximação de todo conhecimento teórico estudado com a experiência de quem está na ativa, linha de frente ao enfrentamento do Corona vírus. As perguntas que ela respondeu eram questionamento que, certamente, muitos de nós tínhamos. Sabemos que por tratar-se de uma situação excepcional e nova, muitos questionamento ainda não possuem uma resposta concisa e absoluta/certa. Contudo, os dados apresentados e estudados permitem que tenhamos conhecimentos basilares sobre o tema tão relevante e pertinente, especialmente em tempos de pandemia.

    Agradeço, mais uma vez, a oportunidade da realização dessa iniciativa.

    Grata pelo conhecimento compartilhado.

    ResponderEliminar
  27. Olá colegas cursistas!

    Agradeço a organização do curso, professora Doutora Simone Martins pela iniciativa em propor esse curso. Tema mais que urgente devido a situação emergencial que vivenciamos atualmente.

    Na primeira palestra temos importantes definições de termos que estão em evidência. Por isso, defini-los nos permite compreender o contexto em que estamos inseridos. A partir dessa definição, Endemia, Epidemia e Pandemia que fazem parte de nosso cotidiano compreendemos o quão delicado é esse tempo desafiador que espalhou-se por todo o mundo. Além disso, o resgate histórico nos faz pensar nas crises que a população mundial já enfrentou, nos coloca a frente da responsabilidade e seriedade que esses períodos de crise devem ser enfrentados.

    A segunda palestra especialmente destinada a discussão sobre o Covid-19, nos trouxe dados atualizados da verdadeira situação em cenário mundial, no que diz respeito aos números de infectados e mortes, por essa nova mutação do vírus corona. Para mais, as informações sobre formas de contágios e as medidas que podemos ter para achatar a curva de infectados em nosso país foram descritas. A participação da médica no final da palestra, viabilizou uma aproximação de todo conhecimento teórico estudado com a experiência de quem está na ativa, linha de frente ao enfrentamento do Corona vírus. As perguntas que ela respondeu eram questionamento que, certamente, muitos de nós tínhamos. Sabemos que por tratar-se de uma situação excepcional e nova, muitos questionamento ainda não possuem uma resposta concisa e absoluta/certa. Contudo, os dados apresentados e estudados permitem que tenhamos conhecimentos basilares sobre o tema tão relevante e pertinente, especialmente em tempos de pandemia.

    Agradeço, mais uma vez, a oportunidade da realização dessa iniciativa.


    Dayane Horwat Imbrini de Oliveira
    Polo Umuarama - Pedagogia - EaD - UEM

    ResponderEliminar
  28. Nobres, boa noite! Pelas especificidades de nosso País com certeza os trabalhos e normatizações precisa serem disformes, pois como constatado em algumas regiões nenhum caso confirmado ou números ínfimos, ou seja, infire-se que haja mais questões políticas do que científicas para algumas tomadas de decisões. Mauro Polo - 4° ano história EADUEM - pólo de Engenheiro Beltrão.

    ResponderEliminar
  29. https://brasil.elpais.com/brasil/2020-04-22/ao-vivo-ultimas-noticias-sobre-o-coronavirus-no-brasil-e-no-mundo.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

DADOS HISTÓRICOS

430 a.C.: Praga de Atenas POSTE ALGUM DADO HISTÓRICO, COM REGISTROS DE ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS.

DADOS SAÚDE

POSTE AQUI SUA CONTRIBUIÇÃO SOBRE DADOS DA SAÚDE RELACIONADOS AO COVID-19!

DADOS HISTÓRICOS (TURMA 2)

ENVIE SUA CONTRIBUIÇÃO AO FÓRUM!