Avançar para o conteúdo principal

DADOS SAÚDE

POSTE AQUI SUA CONTRIBUIÇÃO SOBRE DADOS DA SAÚDE RELACIONADOS AO COVID-19!

Comentários

  1. O coronavírus (COVID-19) se caracteriza por sintomas leves, como dor de garganta, tosse e febre. A doença pode ser mais grave para algumas pessoas, causando pneumonia ou dificuldade para respirar.

    Em casos mais raros, ela pode ser fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros graves.

    Possíveis sintomas:

    Dor de garganta

    Tosse

    Febre

    Dificuldade para respirar (em casos graves)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aparecimento da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no final do ano passado pegou todo mundo de surpresa: cientistas e profissionais da saúde não tinham nenhuma experiência no diagnóstico ou no tratamento dessa condição. Nesse cenário, é natural que muita coisa seja descoberta no meio do caminho. Um exemplo disso são publicações recentes que apontam para outros sintomas da infecção que não se restringem ao sistema respiratório.

      Há a suspeita, por exemplo, de que os pacientes também apresentem dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Os primeiros a sugerirem uma ligação entre o vírus e problemas gastrointestinais foram médicos da província de Hubei, na China. Eles analisaram, entre os dias 18 de janeiro e 28 de fevereiro, 204 pacientes com Covid-19 confirmada que tinham mais de 50 anos. Os pesquisadores notaram que quase metade deles foi ao pronto-socorro se queixando de falta de apetite, dor de barriga, ânsia de vômito e intestino solto.

      Eliminar
    2. O coronavírus provocou mais 99 mortes no Brasil nas últimas 24 horas e, neste domingo, o total de óbitos no país subiu para 1.223. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, foram confirmados mais 1.442 pessoas infectadas. O índice de letalidade do vírus Sars-Cov-2 no Brasil é de 5,5%. O premiê britânico, Boris Johnson, que estava internado em decorrência do novo coronavírus, deixou o hospital neste domingo, mesmo dia em que o Reino Unido ultrapassou as 10.000 mortes pela Covid-19. Pela manhã, o Papa Francisco celebrou a missa de Páscoa na Basílica de São Pedro, na qual pediu que os países mais ricos não sejam egoístas e não ignorem os mais pobres durante a pandemia

      Eliminar
  2. Podemos dizer que o vírus da gripe Suína (H1N1) e o mesmo vírus transmissor do Covid 19 (coronavirus).Apenas com uma mutação?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. WATHYNA SANTANA DA SILVA.

      https://brasil.elpais.com/brasil/2020-04-01/ao-vivo-ultimas-noticias-sobre-o-coronavirus-no-brasil-e-no-mundo.html

      Eliminar
  3. Após essa pandemia, o Brasil e o Mundo estarão melhor preparados para outras eventuais pandemias?

    ResponderEliminar
  4. O que é coronavírus? (COVID-19)
    Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

    A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...



    O que você precisa saber e fazer.
    Como prevenir o contágio:



    Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

    Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

    Evite aglomerações se estiver doente.

    Mantenha os ambientes bem ventilados.

    Não compartilhe objetos pessoais.

    ResponderEliminar
  5. Link disponível com resultados atualizados constantemente sobre o atual cenário do COVID-19 no mundo:

    https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

    ResponderEliminar
  6. Fumantes correm mais riscos com o coronavírus.

    O consumo de tabaco é prejudicial á saúde do pulmão. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves do coronavírus.
    https://www.inca.gov.br/publicacoes/notas-tecnicas/alerta-do-inca-sobre-os-riscos-do-tabagismo-e-do-uso-e-compartilhamento?fbclid=IwAR26l0S_Bs2CsHpaYM9LCOVPuTnjCrsH31gDf3uUYSZezAnq_4aalFB7V-8

    ResponderEliminar
  7. Com o mundo enfrentando a disseminação do novo Coronavírus, as pessoas tentam esclarecer quais são os riscos esperados e a melhor forma de minimizá-los. Elas buscam informações confiáveis em fontes que tenham credibilidade. O problema é a escassez de informações confiáveis devido à imprecisão nas mídias sociais e à politização do problema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) gostaria que todas as pessoas, em todos os lugares, soubessem como se proteger diante de surtos de COVID-19.
    As empresas podem ajudar nisso. Elas podem dar uma contribuição essencial à continuidade econômica e social fazendo o máximo para seguir funcionando durante as incertezas. Elas podem ajudar seus empregados e clientes a se manterem bem-informados, oferecendo-lhes acesso a informações confiáveis, baseadas na ciência, que as pessoas possam adequar a suas próprias situações.
    Para possibilitar a contribuição plena das empresas, a Edelman convidou o doutor David Nabarro, enviado especial da OMS sobre o COVID-19, para ajudar a prestar as informações mais atualizadas a nossos clientes e funcionários. Ex-coordenador das Nações Unidas para o ebola e a gripe aviária, Nabarro é especialista em saúde pública. A Edelman também está trabalhando com o Fórum Econômico Mundial (FEM) em um plano de comunicação para 500 empresas-membros. Klaus Schwab, presidente e fundador do FEM, tem feito atualizações semanais para os CEOs. A agência está ajudando o FEM a desenvolver uma plataforma para que as empresas saibam o que outras têm feito em relação a reuniões, viagens e fechamento de escritórios.
    No início de março, o dr. Nabarro falou para a equipe e clientes da Edelman. Aqui vão alguns destaques de sua fala:

    A doença —O novo Coronavírus (COVID-19) não é como o da gripe ou da SARS. O vírus COVID-19 é conhecido há apenas três meses. À medida que desvenda o vírus e sua doença, a OMS atualiza suas orientações sobre a melhor forma de conter os surtos. Os surtos de COVID-19 se desenvolvem rapidamente, pois o vírus é de fácil transmissão; uma pessoa pode contagiar até três outras (e, em casos raros, muitas mais). O risco de transmissão parece ser maior em locais pouco ventilados. A COVID-19 é uma doença respiratória: o vírus é disseminado pelas gotas microscópicas produzidas quando se tosse ou espirra. As pessoas podem se infectar se estiverem perto de alguém que tem COVID-19; para evitar a infecção, deve-se manter cerca de 2 metros de distância. Os sintomas iniciais são febre alta e tosse, normalmente sem coriza. Cerca de 20% dos infectados ficam em estado grave, e entre 1% e 2% morrem. As pessoas mais vulneráveis são as que têm mais de 65 anos e enfermidades crônicas, como hipertensão e diabetes. Crianças parecem ser muito menos vulneráveis.
    A situação —O surto de COVID-19 na província de Hubei, na China, parece estar se atenuando, e surtos em outras províncias do país estão sendo contidos. O governo chinês está alerta porque sempre há a possibilidade de esses surtos recomeçarem. Tem havido um salto no número de pessoas com COVID-19 fora da China. Há surtos, inclusive com transmissão interna, na Coreia do Sul, no Japão, no norte da Itália e no Irã. Foram registrados casos em Kirkland, subúrbio de Seattle, no estado norte-americano de Washington.
    Necessidade de resposta rápida —As autoridades de saúde pública devem estar preparadas para responder rapidamente a qualquer pessoa suspeita de ter sintomas de COVID-19. Assim que o contágio é confirmado em um indivíduo, ele deve ser imediatamente isolado a fim de prevenir a transmissão para outros. É preciso tratar de identificar as pessoas com quem o doente teve contato e supervisioná-las para o caso de terem sido infectadas. Pode ser tomada a decisão de manter essas pessoas em quarentena durante esse período de vigilância.



    *A Edelman fechou temporariamente escritórios em Milão, Seoul, Seattle e quatro locais na China.
    Richard Edelman é CEO.
    Dr. David Nabarro é Enviado Especial da Organização Mundial da Saúde para COVID-19.

    ResponderEliminar
  8. O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos.
    O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto. A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

    ResponderEliminar
  9. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, participaram nesta terça-feira (31), no Palácio Iguaçu, de uma videoconferência com secretários municipais de Saúde de 30 municípios das 22 regionais do Estado. Na pauta estiveram orientações gerais da administração estadual no combate ao novo coronavírus.

    Os secretários apresentaram demandas para facilitar o transporte aéreo dos exames para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba, pediram um levantamento das disponibilidades de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) nos municípios e debateram estratégias de orientação da população (como call centers e campanhas informativas) e a separação de doentes em alas de hospitais ou unidades básicas.

    Os secretários estaduais também reforçaram a importância de elaboração e/ou ativação dos planos de contingência municipais para enfrentar a pandemia e do alinhamento da divulgação das informações epidemiológicas, além da necessidade de utilizar os recursos repassados pelo governo federal para o enfrentamento da doença. A Secretaria Estadual da Saúde também vai normatizar, nos próximos dias, como a rede assistencial deve trabalhar para minimizar a sobrecarga do sistema público.

    Carlos Andrade, secretário de Saúde de Araucária e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), que também participou do encontro virtual, destacou o diálogo franco e constante dos secretários estaduais com os municípios. “A porta de entrada dos atendimentos é nas cidades. O Estado é sensível a essas demandas. Vamos superar juntos esse momento. Ninguém esperava essa situação, mas estamos tratando a doença com responsabilidade, com orientações técnicas, buscando união”, afirmou.

    ResponderEliminar
  10. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (18) que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não atinge somente idosos. Medidas de prevenção e tratamento devem ser empregadas por governos e pessoas também no caso de adultos saudáveis e até mesmo de crianças.

    A entidade reiterou que a maior taxa de mortalidade vem ocorrendo entre a faixa acima dos 60 anos, mas esse fato não pode justificar uma tranquilidade e um descuido no restante da população. As providências, acrescentaram os representantes da organização, devem ser tomadas por todas as pessoas.

    “Nos dados, o número de casos com crianças é mais baixo do que em adultos. Elas podem desenvolver doenças, mas a maioria está infectada com doenças mais leves. Mas sabemos que crianças são suscetíveis. Na China, várias evoluíram para estados mais graves. E há o registro de uma morte na China”, declarou a chefe da área de doenças da OMS, Maria Van Kerkhove. Abaixo o link.
    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.ladoaladopelavida.org.br/detalhe-noticia-ser-informacao/covid-19-nao-e-doenca-somente-de-idosos-alerta-oms&ved=2ahUKEwj5nIKLjcboAhVVIrkGHSerCX4QFjAAegQIAxAB&usg=AOvVaw07_mfZ8WxDL9v5L-5-wlWV&cshid=1585705517368

    ResponderEliminar
  11. Digamos que no brasil tudo se normalize com relação ao covid-19 e em outros países como Espanha e Itália não, as empresas de aviação deixarão de funcionar ate que em outros países também se normalize a situação?

    ResponderEliminar
  12. Adriana Paniagua Fumagalli.
    Muito pertinente abrir este espaço para a partilha de informação confiável, neste momento tão complexo.
    Deixo aqui minha contribuição.

    Informações sobre serviços e fluxos de atendimento na quarentena.
    Prefeitura de Maringá.

    http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=bab1164e8055ba&id=36065

    ResponderEliminar
  13. Digamos que estamos vivendo um caos que muita gente aqui em Londrina aonde moro acha que é uma simples gripezinha, olha a coisa é mais séria que a gente pensa, acho que esse isolamento está trazendo bons números, mais se solta o povo para rua novamente vai vira um caos total. O isolamento é justamente para garantir que o vírus não se propague ainda mais, tá difícil tá tenso mas vamos ficar em 🏠.

    ResponderEliminar
  14. OBS. Sou a cursista Ilda de Jesus Santos Vieira Lopes. Não sei o porquê de aparecer o nome da minha filha Sophia.
    O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são:
    201 mortes
    136 mortes em São Paulo
    5.717 casos confirmados
    3,5% é a taxa de letalidade
    No levantamento anterior, divulgado na segunda-feira (31), o Brasil tinha 159 mortes e 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu nome(cursista): Ilda de Jesus Santos Vieira Lopes-Polo de Goioerê-PR.

      Eliminar
  15. O COVID 19 é caracterizado por ser um vírus três vezes maior que os vírus mais comuns, isso ocorreu devido a algumas mutações sofridas. Iniciou com os primeiros casos na cidade de Wuhan na China em dezembro de 2019, logo se espalhou pelos continentes vizinhos, e depois para vários países do mundo até que foi declarado pela OMS uma pandemia, pois chegou a nível mundial.

    ResponderEliminar
  16. Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

    A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
    Período de incubação do coronavírus
    Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

    Período de transmissibilidade do coronavírus
    De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

    Fonte de infecção do coronavírus
    A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.
    uais são os sintomas do coronavírus?
    Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
    Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

    Febre.

    Tosse.

    Dificuldade para respirar.

    A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:



    gotículas de saliva;
    espirro;

    tosse;

    catarro;

    contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

    contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
    O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
    Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

    Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

    Evitar contato próximo com pessoas doentes.

    Ficar em casa quando estiver doente.

    Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

    Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

    fonte:https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3

    ResponderEliminar
  17. O aparecimento da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no final do ano passado pegou todo mundo de surpresa: cientistas e profissionais da saúde não tinham nenhuma experiência no diagnóstico ou no tratamento dessa condição. Nesse cenário, é natural que muita coisa seja descoberta no meio do caminho. Um exemplo disso são publicações recentes que apontam para outros sintomas da infecção que não se restringem ao sistema respiratório.

    Há a suspeita, por exemplo, de que os pacientes também apresentem dor de estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Os primeiros a sugerirem uma ligação entre o vírus e problemas gastrointestinais foram médicos da província de Hubei, na China. Eles analisaram, entre os dias 18 de janeiro e 28 de fevereiro, 204 pacientes com Covid-19 confirmada que tinham mais de 50 anos. Os pesquisadores notaram que quase metade deles foi ao pronto-socorro se queixando de falta de apetite, dor de barriga, ânsia de vômito e intestino solto.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia!
    Sou do município de Nova Santa Rosa, gostei de uma prática que o governo municipal adotou neste momento de pandemia,emite diariamente um boletim de casos do corona e dengue no site oficial do município. Corona ainda não temos nem suspeitos.

    ResponderEliminar
  19. Com a recomendação para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações como medida para frear a contaminação pelo novo coronavírus, surge a dúvida entre aqueles que apresentarem sintomas gripais de quando deve-se manter o isolamento domiciliar ou qual a hora de buscar ajuda médica. De acordo com Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária de Campinas (SP), apenas pacientes com febre persistente e dificuldade de respirar devem buscar atendimento nas unidades de saúde pública ou privada.
    "É como a gente sempre enfrentou uma gripe na nossa vida. Ninguém saia correndo para o hospital com nariz escorrendo, garganta incomodando e um pouquinho de febre. Não muda nada o fato de ser Covid-19. Quem está com sintoma brando de gripe, deve ficar em casa", orienta.

    ResponderEliminar
  20. Alguns cuidados indicados pela secretaria de saúde, neste momento de pandemia, podem ser tomado como prática em qualquer outro momento, isso evitaria a transmissão de diversas outras doenças do tipo.

    Observem os cuidados e coloque em prática:

    Dica 1: Ao tossir e espirrar, não use as mãos, elas são uns dos principais veículos de transmissão da gripe.

    Dica 2: Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar, e descarte o lenço usado no lixo.

    Dica 3: Na falta de um lenço use a parte interna do braço, na área superior das mangas das roupas.

    Dica 4: Higienize as mãos com frequência, principalmente ao tossir ou espirrar.


    Prof. Ricardo de Oliveira Gonçalves, Janiópolis Polo Goioerê.

    ResponderEliminar
  21. Muitas pessoas se questionam sobre os procedimentos que deveremos tomar ao sentir algum sintoma. Ao surgirem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência. O profissional vai avaliar se os sintomas podem indicar alguma probabilidade de infecção por coronavírus, coletar material para diagnóstico e iniciar o tratamento.

    A infecção apresenta manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus e não existe tratamento específico para infecções por coronavírus até o momento. Dessa forma, no caso do novo coronavírus é indicado:

    – Repouso;

    – Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);

    – Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

    Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável pelo caso.

    Prof. Patrícia de Oliveira, Moreira Sales, Pólo de Goioerê.

    ResponderEliminar
  22. Nesse período de pandemia as pessoas precisam colocar em prática os cuidados com a saúde de maneira mais efetiva, com a clareza que seus atos afetam a coletividade. O isolamento social é necessário para que não ocorra a proliferação do vírus descontroladamente. Maria Andreia Modena Bocardi, polo de Engenheiro Beltrão.

    ResponderEliminar
  23. O homem é o grande agente capaz de superar esse fato. O mundo sempre apresentou fome, pestes, terremotos e tantas outras catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pelo próprio homem. Destarte, o cuidado com a higienização é um clamor de todo o povo. Nesse sentido a OMS tem proposto mecanismos para auxiliar a população no controle e cuidado com os ambientes, principalmente os abertos ao publico. Assim, poderá ser construído postos de higienização pelas cidades afim de auxiliar no combate a essa pandemia.

    https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/02/oms-reitera-pedido-de-protecao-para-populacao-mais-pobre-sem-descuidar-das-recomendacoes-de-isolamento-para-conter-expansao-do-coronavirus.ghtml

    ResponderEliminar
  24. O homem é o grande agente capaz de superar esse fato. O mundo sempre apresentou fome, pestes, terremotos e tantas outras catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pelo próprio homem. Destarte, o cuidado com a higienização é um clamor de todo o povo. Nesse sentido a OMS tem proposto mecanismos para auxiliar a população no controle e cuidado com os ambientes, principalmente os abertos ao publico. Assim, poderá ser construído postos de higienização pelas cidades afim de auxiliar no combate a essa pandemia.

    https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/02/oms-reitera-pedido-de-protecao-para-populacao-mais-pobre-sem-descuidar-das-recomendacoes-de-isolamento-para-conter-expansao-do-coronavirus.ghtml

    Angelo Ponciano-Engenheiro Beltrão

    ResponderEliminar
  25. O que é coronavírus? (COVID-19)

    Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
    A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

    O que você precisa saber e fazer.
    Como prevenir o contágio:
    Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
    Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
    Evite aglomerações se estiver doente.
    Mantenha os ambientes bem ventilados.
    Não compartilhe objetos pessoais.

    ResponderEliminar
  26. Um breve histórico sobre pandemias.

    Segue link. https://www.biologianet.com/doencas/pandemia.htm

    Um dos primeiros relatos de pandemia data do ano de 1580, quando uma doença causada por um vírus influenza, que surgiu na Ásia, espalhou-se pela África, Europa e América do Norte.

    Diversas pandemias surgiram em seguida, como a disseminada pelo vírus HIV, causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Acredita-se que essa pandemia tenha surgido na República Democrática do Congo, em 1920. Após a transmissão homem-animal, em Camarões, no fim do século XIX, o vírus chegou à capital da República Democrática do Congo, onde encontrou um ambiente propício para sua propagação para o resto do mundo, como mudanças culturais, comportamentais e uma grande rede ferroviária pela qual circulavam milhares de pessoas anualmente.

    A maior de todas as pandemias, no entanto, foi a gripe espanhola, entre os anos de 1918 e 1919. Acredita-se que cerca de 40% da população mundial tenha sido contaminada, e cerca de 50 milhões de pessoas tenham morrido.

    https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/medical-men-wore-masks-avoid-flu-248206198https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/earth-globe-medical-mask-infrared-electronic-1638621136
    Hospital do Exército, em Nova Iorque, durante pandemia de gripe espanhola.
    Dentre as pandemias mais recentes, podemos citar a de gripe A ou H1N1, no ano de 2009. Os primeiros casos surgiram como uma variante da gripe suína no México. Um total de 187 países registraram casos da doença e cerca de 300 mil pessoas morreram. Atualmente, o mundo encontra-se diante de mais uma pandemia, a do COVID-19, como veremos a seguir.

    Pandemia de COVID-19

    A COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, teve seus primeiros casos apresentados na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China, no final do ano de 2019. A doença pode apresentar-se como uma infecção branda, podendo também desencadear pneumonia, insuficiência respiratória e até a morte.

    No dia 23 de janeiro de 2020, foi decretada quarentena na cidade de Wuhan, no entanto, a doença não ficou restrita àquela localidade e espalhou-se, primeiramente, pela China, em seguida, Ásia e, assim, para outros países. No dia 11 de março do mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia da COVID-19. Naquela data, já havia mais de 118 mil casos da doença registrados em mais de 100 países e 4.291 mortes. Saiba mais sobre a COVID-19 lendo nosso texto: Coronavírus.

    ResponderEliminar
  27. Site para obter dados ( boletins, plano de contingência, casos suspeitos, e outros) sobre covid 19 no Paraná
    http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3506

    ResponderEliminar

  28. O Covid 19 é um vírus que causam infecções respiratórias. Esse novo vírus descoberto recentemente, teve os primeiros casos na cidade de Wuhan na China. O Covid 19 conhecido como Corona vírus se desenvolvem de maneira rápida, por se tratar o vírus que é de fácil transmissão.
    Os sintomas iniciais são dor de garganta febre, tosse, em casos graves dificuldade para respirar. A orientação dada pelo Ministério da Saúde é que em caso de suspeita, é ficar em isolamento social por 14 dias e somente procurar ajuda medica caso o problema se agrave, caso a febre esteja muito alta ou houver tosse seguida dificuldades para respirar.
    A atenção e preocupação maior e com as pessoas que estão no grupo de risco, ou seja, as pessoas consideradas mais vulneráveis que são pessoas com 65 anos e portadores de doenças crônicas, como asma, hipertensão e diabetes.
    Maneiras de higienização e prevenção são:
    Lavar sempre as mãos com água e sabão.
    Usar álcool em gel.
    Cobrir o nariz e boca ao tossir ou espirrar.
    Evitar lugares com grandes aglomerações.
    Não compartilhe objetos pessoais.

    Henrique Fernando de Almeida Silva
    UEM pedagogia Polo Goioere

    ResponderEliminar
  29. Como a China um pais que tem uma das maiores populacao mundial e a grande maioria vivem na pobreza conseguiu controlar o coronavirus? Com numeros de mortos baixo comparando com outros paises como Italia e Espanha

    ResponderEliminar
  30. O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas. Mas isso nem sempre é possível. De qualquer forma, a distância segura, segundo especialistas em saúde é de, no mínimo, 1,5 metro. É importante respeitar essa orientação porque o coronavírus não é transmitido pelo ar, mas como exemplo, pelo contato com gotículas expelidas por um indivíduo contaminado e essa distância mínima é a necessária para que você não seja atingido por possíveis gotículas que saem da boca da pessoa quando ela fala.

    ResponderEliminar

  31. Na atual situação de Pandemia mais conhecida como Corona Vírus (COVID-19), está havendo colapsos na saúde em vários países, como principal protagonista está o Estados Unidos com o maior número de contágios, depois a Itália está em segundo lugar na pior forma possível ultrapassando 13.000 mortes.

    segundo o site https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51718755 podemos encontrar muitas informações atualizadas sobre a pandemia, Corona Vírus (COVID-19).

    Fonte: Universidade John Hopkins (Baltimore, EUA), autoridades locais
    Última atualização em 2 de abril de 2020 20:00 GMT.

    Casos Mortes
    Estados Unidos 235.905 5.632
    Itália 115.242 13.915
    Espanha 110.238 10.096

    Contudo estamos no Brasil, todos em quarentena por tempo indeterminado, muitas são contra e outros a favor de retorno aos trabalhos, mas o que adianta ficar ansiosos? do que adianta dinheiro, sem vidas sem nossos entes queridos?
    Como toda "praga" ou "Pandemia" demora-se um pouco mas os Cientistas encontrarão a cura e depois a vida segue com altos e baixos no sistema financeiro Mundial mas pelo menos, teremos mais tempo para rever nossa vida, nossas atitudes.
    Quando paramos e olhamos para a Itália na qual está se dizimando aos poucos, as famílias, não estão tendo a oportunidade nem de despedidas dos seus entes queridos, nós aqui do Brasil estamos fazendo todo o possível para ser controlado a contaminação polo Corona Vírus (COVID-19).
    Temos como exemplo o Paraná, tanto o Governo Estadual, quanto os Municipais, todos estão trabalhando em tempo integral, buscando recursos até em nível federal para suprir as necessidades dos mais carentes e também dando suporte para as empresas, fechando o comércio por um determinado período, evitando aglomerações e instruindo para ter hábitos de higiene e de etiqueta para não contaminação. e o mais importante isolamento social só assim temos uma chance maior de controle de contaminação.

    Deixarei aqui algumas informações de como se proteger

    Lavar as mãos com frequência é básico e é o que vem sendo apontado como mais eficaz;

    Não botar a mão na boca, no nariz ou nos olhos também evita levar o vírus para as mucosas do corpo, por onde ele também entra.

    Entra também por via aérea, ou seja, alguém tosse, espirra e você respira aquilo;

    É fundamental usar lenço na hora que tossir ou espirrar e jogar aquele papel fora na hora;

    Não há evidências científicas de que as máscaras cirúrgicas sejam eficazes;

    Manter hábitos saudáveis para fortalecer a imunidade. Ou seja, dormir a quantidade de horas certas para a sua idade, alimentar-se bem, manter-se hidratado, fazer exercícios físicos regularmente e tentar reduzir o estresse;

    E, claro, se você tem uma gripe, evite o contato com outras pessoas, mas principalmente com idosos. Isso pode abrir caminho, por exemplo, para uma infecção cruzada de dois vírus da gripe diferentes que, claro, vão sobrecarregar o sistema imunológico da pessoa.

    Marilza Cristina Galieta
    Polo Sarandi
    Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    RA107410
    02/04/2020


    ResponderEliminar
  32. O que é uma pandemia?
    Pandemia é uma designação usada para referir-se a uma doença que se espalhou por várias partes do mundo de maneira simultânea, havendo uma transmissão sustentada dela. Isso quer dizer que, em vários países e continentes, essa mesma doença está afetando a população, a qual está infectando-se por meio de outras pessoas que vivem na mesma região.

    É importante deixar claro que o termo pandemia não diz respeito à gravidade de uma doença, sendo o fator geográfico determinante para essa classificação. Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, algumas podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas. O caso mais recente em nossa história é a pandemia de COVID-19, decretada em 2020.

    COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus. Registros da doença iniciaram-se no ano de 2019, mas a identificação do agente causador e as consequências dessa infecção só ocorreram no ano de 2020.
    Responsável por causar febre, dificuldade respiratória e tosse, essa infecção assemelha-se a uma gripe. Entretanto, a dificuldade respiratória não é comum na infecção causada pelo influenza (vírus da gripe). A transmissão da COVID-19 ocorre de uma pessoa para outra por meio do contato com gotículas respiratórias. Assim sendo, uma das medidas para se prevenir é evitar locais com aglomerações de pessoas.

    Para conter a pandemia do novo coronavírus, um terço da população mundial vive hoje sob medidas de isolamento, que fecharam lojas, aeroportos, empresas, atividades culturais e esportivas ou obrigaram as pessoas a ficar em suas casas.
    Isso é inédito na história recente e não foi visto nem quando o mundo enfrentou outra pandemia devastadora pouco tempo atrás.

    Vejam...
    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52078906

    ResponderEliminar
  33. O mundo está enfrentando essa pandemia com muito medo e dor ,pois o corona vírus é uma doença infecciosa ,um vírus que causa doença respiratória semelhante a gripe com sintomas como febre ,tosse e podendo chegar a casos de pneumonia eu seu estágio mais avançado.Atualmente não há vacina para previnir o coronavirus. Para diminuir o risco de infecção está sendo seguida algumas precauções: lave bem as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel.
    Cubra o nariz ea boca ao tossir e espirrar.
    Evite ficar muito perto de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado e gripe.
    Priscila aparecida de Assis ,polo de engenheiro Beltrão.

    ResponderEliminar
  34. Olá, como foi discutido na palestra, o nosso mundo já enfrentou outras situações que ameaçaram a saúde da população. Meu questionamento é: Ao longo do tempo, como as pessoas compreenderam a importância das ações preventivas para evitar o contágio e a disseminação de doenças? Isto é realmente posto em prática?
    Muitos de nós convivemos com pessoas que não dão a real importância ao assunto e ignoram medidas de cuidado e prevenção.
    A saúde coletiva está nas mãos das entidades que colaboram com a orientações e fiscalização e também do público em geral que adota ou não as medidas de cuidado e prevenção.
    O conhecimento é a peça chave para que possamos enfrentar situações como esta. O município de Umuarama, por exemplo, ofereceu para os PROFISSIONAIS DA SAÚDE um Curso, no Hospital Uopeccan, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, Vigilância Sanitária e o setor de Educação em Saúde do município era o de atualizar os profissionais sobre as boas práticas e técnicas em esterilização nas dependências do Hospital Uopeccan. O público alvo foram os enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da odontologia.
    A importância da atualização e da instrução não se limita apenas aos profissionais da saúde e sim a toda a população. Por isso, não nos limitemos a informações rasas, o conhecimento é nossa maior arma neste combate, que nós possamos por em prática e compartilhar essas informações. Além de manter hábitos saudáveis para que não tenhamos que passar por situações como esta novamente.

    Rosani Minchiguerre da Silva
    Acadêmica de Pedagogia - UEM/ EAD Polo de Umuarama

    ResponderEliminar
  35. No atual cenário que estamos vivendo com a pandemia do Covid-19, antes de tudo, precisamos de informações e manter a calma para colocar em prática os cuidados necessários com higiene e isolamento social, dessa forma podemos evitar o contágio e a disseminação do vírus.

    ResponderEliminar
  36. Surto: Acontece quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. Em algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto e não como uma epidemia, pois acontece em regiões específicas (como um bairro).

    Epidemia: Uma epidemia irá acontecer quando existir a ocorrência de surtos em várias regiões. A epidemia a nível municipal é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades registram casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

    Pandemia: A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. E em 11 de março de 2020 o COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.

    Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

    Referência: https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/redes-sociais/159-qual-e-a-diferenca-entre-surto-epidemia-pandemia-e-endemia

    Aluna: Maria Laura Mariano Libânio Melo.
    Curso: Letras Libras Bacharelado.
    Polo: Bambuí

    ResponderEliminar
  37. Maria Ivonete Lopes
    Sobre o Covid 19. Sabemos que é uma doença nova, contagiosa. Seu contágio se dá através do ar, do contato direto com alguém infectado, e atraves do toque em objetos e superfícies. E recentemente também soubemos q também pode haver o contágio por transmissão comunitária. Alguns sintomas são bastante parecidos com um resfriado comum... Tais como: tosse, dores de cabeça, temperatura elevada e dificuldade respiratória. Em pessoas com doenças crônicas e saúde frágil a Covid19 pode ser muito agressivo podendo levar inclusive a óbito. As formas de prevenção estão sendo feitas por meio do isolamento social e a prevenção com higienização das mãos e rosto.

    ResponderEliminar
  38. COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus. Registros da doença iniciaram-se no ano de 2019, mas a identificação do agente causador e as consequências dessa infecção só ocorreram no ano de 2020.
    As formas de se prevenir é simples, lavar bem as mãos, usar álcool em gel, manter em isolamento em casa sem contato com outras pessoas q não seja de sua residência... O vírus não trás suas reações de imediato, devemos nos prevenir e cuidar, pois não da pra saber quem tem e quem não tem.Seus sintomas são nada mais nada menos que parecido com a de um resfriado comum, porém a gravidade é bem maior, podendo levar a pessoa contaminada a óbito...
    Tomem os cuidados certos , juntos vamos vencer essa Pandemia.
    Ingrid Talita Rodrigues
    Polo Engenheiro Beltrão.

    ResponderEliminar
  39. O Paraná já registra 258 casos e 4 mortes decorrentes da Covid-19, de acordo com o boletim divulgado nessa quinta-feira (2). Mas o número de testes positivos não reflete a realidade completa da doença: em Curitiba, por exemplo, apesar de os exames laboratoriais confirmarem 109 casos do novo corona vírus também até esta mesma data, a Prefeitura afirma que acompanha diariamente, por telefone, outras milhares de suspeitas da doença no município, que não serão testadas a menos que evoluam para casos que necessitem de internação.No interior, a situação é ainda mais difícil, já que os testes precisam ser enviados para a capital, o que além de tudo atrasa um diagnóstico mais preciso.

    Por que focar nos casos graves? “Temos hoje a estimativa de que 80% a 82% dos casos da Covid-19 não necessitam de internação”, afirma o secretário estadual da saúde, Beto Preto.
    A principal preocupação das autoridades de saúde é com o gerenciamento de leitos em hospitais. Principalmente porque o tempo de uso desses leitos é muito maior para pacientes acometidos pela Covid-19 do que por outras doenças.
    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é quem trabalha na confecção dos kits para detecção do corona vírus no Brasil. A produção e distribuição dos exames continua, mas, com uma pandemia em curso, a procura pelos insumos para o diagnóstico aumentou no mundo todo, e, com isso, eles já começam a faltar.
    Segundo o Ministério da Saúde, para esta semana está prevista a entrega pela Fiocruz de outros 40 mil testes para os estados. O secretário estadual não deu previsão específica para a data da chegada ou quantidade de novos kits destinados ao Paraná.

    Thais Pegoraro Manozzo- Polo Cruzeiro do Oeste
    Fonte: GAZETA DO POVO - https://www.gazetadopovo.com.br/parana/parana-testes-casos-graves-coronavirus-entenda/

    ResponderEliminar
  40. Polo Goioere
    Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

    A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Marilsa Braulio - Polo de goioere
      Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

      Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

      A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

      Eliminar
  41. Apesar do mundo já ter enfrentado outras pandemias, como a Peste Negra no século XIV, a Gripe Espanhola no século XX, o H1N1, vivemos atualmente com a ameaça do COVID-19, registrada inicialmente em 2019 na China se espalhando pelo mundo, fazendo vítimas fatais em diversos países.
    Sua transmissão ocorre através de gotículas respiratórias das pessoas infectadas, semelhante a uma gripe, pode causar tosse, febre, cansaço, mas nos casos mais graves é a dificuldade respiratória que mais preocupa, pois leva as pessoas a precisarem de hospitalização, podendo levá-las a óbito.
    Os hábitos de higiene como lavar frequentemente as mãos ou o uso do álcool 70, o cuidado ao espirrar ou tossir, e não tocar os olhos, nariz e boca contribuem para não levar o vírus para o nosso corpo. As medidas de isolamento social principalmente pelos idosos ou pessoas dos grupos de risco ainda é a melhor maneira de evitar o contato com pessoas infectadas que nem sempre apresentam sintomas, devemos na medida do possível permanecermos em nossas casas a fim de contribuirmos para que não ocorra uma grande propagação do vírus.
    Angelina Antonia Piva
    Polo de Engenheiro Beltrão
    Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    ResponderEliminar
  42. A pandemia do COVID-19 vem sendo destaque em todos os meios de comunicação, por se tratar de uma doença de rápido crescimento, a população de todo o mundo vem sendo alertada sobre os cuidados que devem ser tomados. A importância de se manter os hábitos de higiene (tais como: lavar as mãos com frequência, fazer uso do álcool gel 70, cuidados ao tossir ou espirrar, evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz pois os mesmos podem ser entrada do vírus em nosso corpo) para evitar a disseminação desse vírus que pode levar à morte. Os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, mas seu agravante, é que provoca dificuldade respiratória, por isso, o isolamento social é indicado como forma de frear esse aceleramento. Os idosos e as pessoas com doenças crônicas representam a maioria dos óbitos registrados. A melhor maneira de cada um contribuir, é evitando aglomerações ficando em casa, pois só assim teremos bons resultados, cada indivíduo deve fazer a sua parte.
    Elisangela Regina Diocesano de Castro
    Polo de Engenheiro Beltrão – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    ResponderEliminar
  43. De acordo com El País há na data de hoje, 05 de Abril de 2020, cerca de 11.130 casos confirmados de Covid-19, sendo 485 o total de mortes no Brasil, e mais especificamente aqui no Paraná, segundo o portal de notícias G1, há 445 casos, sendo 10 o número de óbitos em decorrência do Coronavirus.
    Esses números tendem a crescer, tendo em vista que a pandemia ainda não atingiu seu pico, o que deve ocorrer ainda no mês de abril. Há uma grande preocupação, porém em todo caso é necessário continuar com a conscientização da população quanto à higienização contínua e com frequência bem maior que a habitual, principalmente das mãos, além da necessidade de manter certo distanciamento social temporariamente.

    Referências:

    https://brasil.elpais.com/brasil/2020-04-05/ultimas-noticias-sobre-o-coronavirus-no-brasil-e-no-mundo.html

    https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/04/05/casos-do-novo-coronavirus-coronavirus-no-parana-sobem-para-445-aponta-boletim.ghtml

    Daiane Massucatto – Secretária
    Polo de Engenheiro Beltrão

    ResponderEliminar
  44. A cem anos atras o Brasil vivia uma pandemia. As autoridades sanitárias publicam uma série de recomendações para ensinar a população a se prevenir e para impedir a disseminação da doença, que vinha matando milhares de pessoas na Europa e nos Estados Unidos. Entre as medidas, estavam “fugir das aglomerações”, “não frequentar teatros e cinemas”, “não fazer visitas” e “tomar cuidados higiênicos”. Ao mesmo tempo, escolas, cinemas e teatros foram fechados… Parece bem contemporâneo, mas estamos falando da gripe espanhola, que acometeu o país ainda em 1918. O CVID-19 seria o mesmo vírus da gripe espanhola?

    ResponderEliminar
  45. O momento é de divulgar informação segura para que todos possam agir com tranquilidade e segurança, evitando a propagação do Coronavírus.
    1. O vírus entra no organismo pelos olhos, nariz e boca.
    2. É fundamental evitar os abraços, mas não a demonstração de carinho com os olhos e outras formas de expressão. Seja criativo para demonstrar afeto.
    3. O isolamento social é provisório e necessário para reduzir a propagação do vírus.
    4. Lave as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool gel é para sujeiras não visíveis. Lave antes e depois de ir ao banheiro, quando for manusear alimentos etc. Procedimentos que devem ser habituais e não só para este momento.
    5. Use lenços descartáveis para espirros, tosse etc. O que também deveria ser um hábito diário.
    6. Fique atento à tosse, espirro, dor de garganta e algum problema gastrointestinal.
    7. Ao longo do tempo o próprio organismo vai criar recursos para se proteger.
    8. Um maior número de vírus no organismo faz aumentar os sintomas no organismo.
    9. Evite aglomerações e atenda as orientações das autoridades.
    10. Para os equipamentos que são usados com muita frequência, como celulares, tablets e computadores a limpeza não deve ser feita com álcool gel, porque existem produtos específicos para esse tipo de limpeza
    https://www.endocrino.org.br/10-coisas-sobre-cuidados-com-covid-19/.

    ResponderEliminar
  46. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 21h30 desta segunda-feira (6), 12.232 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 566 mortes pela Covid-19.

    O Acre registrou a primeira morte e, agora, apenas o Tocantins não apresenta casos fatais. O estado do Ceará confirmou que 34 municípios do estado têm casos confirmados da doença, e o número de infectados chegou a 1.023. São 31 mortes.

    O Amazonas chegou a 19 mortes no estado. A Bahia confirmou a décima morte. Em Minas Gerais subiu para nove o número de mortos pela doença. O Paraná registrou 14 mortes pela doença.

    ResponderEliminar
  47. Casos de coronavírus no Brasil em 6 de abril:

    As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 21h30 desta segunda-feira (6), 12.232 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 566 mortes pela Covid-19.

    O Acre registrou a primeira morte e, agora, apenas o Tocantins não apresenta casos fatais. O estado do Ceará confirmou que 34 municípios do estado têm casos confirmados da doença, e o número de infectados chegou a 1.023. São 31 mortes.

    O Amazonas chegou a 19 mortes no estado. A Bahia confirmou a décima morte. Em Minas Gerais subiu para nove o número de mortos pela doença. O Paraná registrou 14 mortes pela doença.
    Fonte acessado às 22h18
    Por G1 — São Paulo
    06/04/2020 06h28 Atualizado há 30 minutos

    ResponderEliminar
  48. A utilização de plasma de pessoas que se curaram do coronavirus vem sendo estudada como uma alternativa para a recuperação de pacientes mais graves porque já foi utilizada com sucesso em outros surtos de pandemias como a do H1N1 e a Sars Cov 2.

    Fonte:

    https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/31/pacientes-tratados-com-plasma-de-pessoas-ja-recuperadas-da-covid-19-podem-apresentar-melhoras-aponta-estudo.ghtml, acessado em 07/04/2020.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu nome é Gerson Jair Schulz.
      A nossa geração ou a grande maioria dela, nunca passou por uma pandemia, o que gera apreensão. A população e principalmente o serviço publico não esta preparado para lidar com essas situações. Para piorar a falsa informação que muitas vezes é posta na mídia só serve para atrapalhar. Devemos cuidar com a falsa informação combater a pseudociência e divulgar sim a ciência o conhecimento fundamentado, ajudando assim no combate as endemias, epidemias e pandemias.

      Eliminar
  49. Para se proteger e evitar a propagação do COVID-19:.
    O que fazer:
    Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel
    Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar
    Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem
    Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença
    O que não fazer:
    Tocar os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas

    ResponderEliminar
  50. A pandemia da Covid-19 desafia os sistemas de saúde do mundo todo. De acordo com os últimos relatos do governo britânico, parece haver uma relação importante entre as formas mais graves da infecção pelo coronavírus e outra doença pandêmica, de alta prevalência na maioria dos países, a obesidade.

    Doença crônica, progressiva e recidivante, ela atinge 600 milhões de adultos e 100 milhões de crianças ao redor do mundo, causando 4 milhões de mortes por ano. No Brasil, já acomete um em cada cinco habitantes, sendo que mais da metade da população está acima do peso normal.

    A relação entre as duas doenças passou despercebida no início da epidemia, provavelmente por ser a obesidade muito menos prevalente na China que em países como o Reino Unido e os Estados Unidos.

    Vários fatores aumentam o risco de pessoas com obesidade diante do novo coronavírus. O excesso de peso tem grande relação com outras doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, ambas muito frequentes entre pacientes com a forma mais grave de Covid-19.

    https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/obesidade-e-covid-19-onde-as-pandemias-se-encontram

    ResponderEliminar
  51. Segundo a Organização Mundial da Saúde os grupos de risco seriam os idosos e pessoas com alguma comorbidade, porém segundo os dados atuais temos verificado mortes em todas as faixas etárias e em pessoas que não se adequam em nenhum desses grupos. Algo a se analisar seriam as pessoas que possuem algum tipo de vício, pois os vícios diminuem as defesas do organismo e tornam a pessoa mais suscetível a doenças virais. Sabemos ainda que cada organismo reage de forma diferente. O Covid-19 ainda é muito recente e precisamos mais estudos sobre ele. Ainda há muita especulação e o excesso de informações, na maioria das vezes informações incorretas (fake) que atrapalham no cuidado e atenção que todos devemos ter.

    ResponderEliminar
  52. Hoje saí na rua para comprar produtos necessários e obervei muitas mães com crianças. Fiquei fazendo uma reflexão do porque levar crianças a lugares onde não precisam estar? Como os adultos são irresponsáveis! Como conseguirmos educar para a responsabilidade humana?

    ResponderEliminar
  53. Sou o Renan do polo de Umuarama, queria dar meus parabéns pelo material e pela iniciativa, acho muito importante devido ao momento que estamos passando. Aprendi muito com todas as postagens.

    ResponderEliminar
  54. Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

    A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

    ResponderEliminar
  55. Conceiçao Aparecida Nóbrega

    Otima palestra onde nos deixou por dentro da análise do cenário atual da pandemia no mundo , no brasil era de 12.056 e de 555 mortes, no paraná 445 casos confirmado e de 10 mortes, e que o isolamento se faz necessário no momento.
    Como é transmitido esse vírus,através de uma pessoa doente quando ela tem contato com outra pessoa através do aperto de mão, espirro, tosse, onde a pessoa toca deixa o virus , devemos mudar nossos abtos de comprimentar as pessoas com abraços e beijos, e sempre lavar as mãos com água e sabão e usar alcool em gel.
    O vírus permanece de horas a dias sobre a superfície,o grupo de risco são pessoas acima de 60 anos e com doenças crônicas, devem usar mascaras, quem estiver tossindo ou espirrando, ou pessoas que estao cuidando de doentes pra nao se contaminar,devemos ser vacinados com a vacina da gripe para diminuir as chances de pegar o corona vírus , devemos ficar atento ao ministério da sau´de que atualiza todos os dias os dados sobre o COVID-19.

    ResponderEliminar
  56. Repensando estratégias: uso das máscaras
    ⯑ EU TE PROTEJO E VOCÊ ME PROTEGE ⯑

    Diante do número crescente de casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus, a COVID-19, muito se tem discutido a respeito do uso de máscaras por toda a população, como forma de proteção.
    Para a população que necessita sair de suas residências, a máscara de tecido pode ser recomendada como uma forma de barreira mecânica.
    Não esqueça que deve continuar com as medidas preventivas já recomendadas:
    ➡ manter o distanciamento social
    ➡ evitar tocar os olhos, nariz e boca
    ➡ higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%
    A máscara de tecido pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem.
    Observações importantes:
    ✳A máscara de tecido não protege o indivíduo que a está utilizando, já que não possui capacidade de filtragem
    ✳Ao retornar pra casa, retire a máscara pelo elástico e providencie a higienização da máscara e de suas mãos
    ✳Não toque na máscara enquanto a estiver usando
    ✳Utilize máscaras caseiras para que os trabalhadores da área da saúde possam utilizar as máscaras profissionais
    ✳O uso da máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhado

    Referência: https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/redes-sociais/222-repensando-estrategias
    Aluna: Francielle Viana da Cunha
    Polo: Umuarama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros coronavirus humano s foram isolados pela primeira vez em 1937 no entanto foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavirus em decorrência do perfil na microscopia parecendo uma coroa.
      A maioria das pessoas se infecta com os coronavirus comuns ao longo da vida se da criança pequenas mais propensas a se infectarem como tipo mais comum dos virus.
      O que você precisa saber e como prevenir o contágio.
      Lave as mãos com água sabão ou use álcool gel.
      Cubra o nariz ao tossir e espirrar.
      Evite aglomeração se estiver doente.
      Mantenha os ambientes ventilados.
      Não compartilhe objetos pessoais.

      Eliminar
    2. Informações passadas muito pertinentes ao momento como as estatísticas, como acontece a transmissão, o que é o coronavírus e seus sintomas. E as dúvidas das pessoas mostradas na entrevista são as dúvidas comuns que temos quanto a prevenção e cuidados necessários. Esclarecedor, principalmente a importância do isolamento social.
      Denise Marlene Pagé
      Polo Nova Santa Rosa - PR

      Eliminar
  57. Ótima palestra, esclareceu ainda mais mostrando os números e as proporções que essa pandemia atingiu, desde o número de infectados e mortes. Por isso é tão importante o isolamento social como forma de prevenção e também para não sobrecarregar o sistema de saúde.
    Gerson Jair Schulz
    Polo de Nova Santa Rosa- PR

    ResponderEliminar
  58. Todo município deve ter realizado seu PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL PARA INFECÇÃO HUMANA PELO NOVO CORONAVÍRUS (2019-nCoV) – COVID-19
    apresento aqui o link do que foi desenvolvido pelo município de Pato Branco

    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/PLANO-DE-CONTING%C3%8ANCIA.pdf

    ResponderEliminar
  59. Outras recomendações do município de Pato Branco para seus cidadãos:

    Redes de ensino :
    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/recomendacoes-para-as-redes-de-ensino.pdf

    Empresas e comércios
    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/recomendacoes-para-as-EMPRESAS-E-COMERCIO.pdf

    RECOMENDAÇÕES SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19).ORIENTAÇÕES PARA A PREVENÇÃO EM CULTOS RELIGIOSOS, IGREJAS, TEMPLOS E LOCAIS DE ADORAÇÃO.
    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/recomenda%C3%A7%C3%B5es-para-cultos-religiosos.pdf

    RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS NECROTÉRIO, SERVIÇO DE NECROPSIA, VELÓRIO E TRANSLADO DE CADÁVER:
    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/recomendacoes-para-NECROTERIOFUNERARIAS.pdf


    RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUSCINEMAS, CINEMAS 3D, CONGÊNERES E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO :
    https://eemsaude.blogspot.com/2020/03/dados-saude.html?showComment=1586982403942#c9033729457957280035

    RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS ORIENTAÇÕES PARA INDIVÍDUOS EM RETORNO DE VIAGEM INTERNACIONAL :
    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/recomendacoes-para-VIAJANTES.pdf

    RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS PARA EVENTOS EM GERAL
    http://www.patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/recomendacoes-para-as-eventos-em-geral-1.pdf

    ResponderEliminar
  60. O novo coronavírus tem sido foco de diversos estudos em todo mundo. E já se fala em mutação, dessa forma o agravamento dos casos de Covid-19 na região Amazônica, explica o pesquisador, que não depende apenas das condições climáticas da região. “Do ponto de vista biológico, tem várias explicações que podem contribuir para o aumento ou maior gravidade de uma doença numa determinada região. Pode ser um vírus mutante, como pode ser a própria adversidade genética da população. Ou a combinação de ambos”, afirmou Naveca. O governador Wilson Lima relacionou o aumento no número de casos de Covid-19 ao comportamento do coronavírus na região amazônica. “De acordo com os especialistas, o vírus que chegou aqui tem uma carga viral maior que o vírus de outras regiões, como da China, ou da Europa e também Estados Unidos”, afirmou o governador. Se realmente se efetivar essas pesquisas precisamos tomar medidas para conter o quanto antes, já que os efeitos poderiam ser piores até onde já conhecemos.

    https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/04/13/pesquisador-avalia-comportamento-e-mutacoes-do-coronavirus-no-amazonas.ghtml

    ResponderEliminar
  61. o fake news tem que ser combatido ele pode provocar panico as pessoas além de informações que prejudica os trabalhos das equipes de saude

    ResponderEliminar
  62. A pandemia do covid-19 traz para todos a reflexão e ação de usar métodos higiénicos e que estes métodos faça parte da nossa rotina como lavar as mão correta mente e usar mascaras quando estiver com doença viral ou com baixa imunidade principalmente em aglomerações.

    ResponderEliminar
  63. Os casos de covid-19 no mundo é muito maior dos que são divulgados porque não consegue testa todo mundo que tem sintomas, o Brasil tem muitas autoridades politicas com mandato que não estão tendo nem o seu cuidado pessoal para não pegar a doença e transmitir para os outros, a partir desta pandemia a visão sanitária no Brasil tem que mudar e os brasileiros em geral aderir hábitos de higiene mais constante como uma melhor higienização das mão e objectos e um controle melhor de locais com muita aglomeração cito o transporte publico de trens, ónibus e metro sempre com lotação acima da capacidade trazendo um risco enorme de contagio de doenças virais para as pessoas que estão neste ambiente , cabe os governantes procurar através de medidas efetivas para resolver este problema social.

    ResponderEliminar
  64. De fato, a pandemia do Covid-19 transformou a sociedade atual, principalmente pela falta de preparo diante de uma situação inesperada após uma epidemia que se alastra de forma alarmante em todo o globo terrestre.
    Há alguns grupos de risco mediante a doença e a situação das grávidas é analisada na categoria de "Casos especiais", conforme o Ministério da Saúde. Os cuidados para esse grupo é o mesmo para toda a população. Uma pergunta constante é se o bebê pode ser infectado durante a gestação, parto ou amamentação e segundo a Organização Mundial de Saúde, não há indicação de que isso aconteça, pois o vírus ainda não foi detectado em amostras de líquido amniótico ou no leite materno. Contudo, há a recomendação para que pacientes em quadro grave para o coronavírus não façam a amamentação, como precaução.
    Enfim, independente de grupo de risco ou não, é preciso proteção!!!

    ResponderEliminar
  65. De acordo com noticias do Portal G1, O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (20) o mais recente balanço dos casos de corona vírus no Brasil. Os principais dados são:
    • 2.575 mortes – no domingo, eram 2.462, aumento de 5,6% e 113 óbitos a mais
    • 40.581 confirmados – no domingo, eram 38.654, aumento de 5%
    • 6,3% é a taxa de letalidade
    • em 7 dias foram 1.043 mortes a mais (aumento de 68%)
    • São Paulo tem 1.037 mortes e 14.580 casos confirmados
    Disponível em :

    Ana Paula Aparecida Finger - Auxiliar de secretária do Polo de Engenheiro Beltrão

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

FAÇA AQUI SUA PERGUNTA!

DADOS HISTÓRICOS

430 a.C.: Praga de Atenas POSTE ALGUM DADO HISTÓRICO, COM REGISTROS DE ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS.